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EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1: Fundamentos teórico-filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica: contemplará trabalhos que apresentem análises e reflexões sobre os pressupostos filosóficos, políticos e epistemológicos que constituem os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica enquanto uma teoria pedagógica revolucionária.

Eixo 2: Fundamentos Psicológicos da Pedagogia Histórico-crítica: contemplará trabalhos que apresentem produções acerca das relações entre educação escolar e desenvolvimento humano à luz da unidade teórico-metodológica entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural.

Eixo 3: Fundamentos Didáticos, Currículo e Pedagogia Histórico-crítica: contemplará trabalhos que apresentem análises e reflexões acerca da formação de professores, da prática docente, da educação escolar na contemporaneidade e seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem com base na Pedagogia Histórico-Crítica.

Eixo 4: Educação inclusiva e Pedagogia Histórico-crítica: contemplará trabalhos que apresentem contribuições teóricas e práticas da Pedagogia Histórico-Crítica para a promoção da educação e do desenvolvimento humano no âmbito das práticas educativas inclusivas.

Eixo 5: Educação do Campo, luta de classes e Pedagogia Histórico-Crítica: contemplará trabalhos que apresentem análises e reflexões teóricas e práticas acerca da educação do campo no processo de enfrentamento da luta de classes e a articulação de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento dos movimentos sociais populares e a Pedagogia Histórico-Crítica.

Eixo 6: Educação não-formal, identidades sociais e Pedagogia Histórico-Crítica: contemplará trabalhos que apresentem análises e reflexões teóricas e práticas acerca da exploração e opressão que as relações de gênero, sexualidades e/ou étnico-raciais decorrentes do processo de divisão social do trabalho/alienação, das reformulações curriculares nacionais e suas interfaces com a função desenvolvente da educação e a Pedagogia Histórico-Crítica.